Fórum Evangélico Vida Cristã

Fórum evangélico cristão que visa debater e preservar a vida cristã tradicional em familia.

O FILHO PRÓDIGO E O FILHO DE DEUS

Compartilhe

jaime dias da silva
    Cabo
    Cabo

O FILHO PRÓDIGO E O FILHO DE DEUS

Mensagem por jaime dias da silva em Seg Maio 09, 2011 4:34 pm

Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    “Dá instrução ao sábio e, ele se fará mais sábio: Ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.” Pv. 9:9.
    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esse estudo Bíblico visa fazer um paralelo, entre a trajetória fracassada do filho pródigo, e a trajetória VITORIOSA do FILHO DE DEUS. (Lucas 15:11-24).

1). O filho pródigo pediu ao pai, a parte da herança que tinha direito. Lc. 15:12.
    O DEUS PAI, DEU SEU FILHO EM HERANÇA DE VIDA ETERNA, a todo que n’ele crê.
    “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jo. 3:16.

2).O filho pródigo saiu da casa do pai, para fazer a sua vontade. Lc. 15:13.
    O Filho de Deus deixou o céu, PARA FAZER A VONTADE DO PAI
    “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, MAS A VONTADE DAQUELE QUE ME ENVIOU.” Jo. 6:38

3).O filho pródigo, ajuntando tudo partiu para uma terra longínqua. Lc. 15:13.
    O Filho de Deus partiu do céu, para UM PLANETA DISTANTE.
    “E O VERBO SE FEZ CARNE, E HABITOU ENTRE NÓS, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” Jo. 1:14.

4).O filho pródigo chegando naquela cidade, nesciamente comeu e bebeu com as meretrizes. Lc. 15:13.
    O Filho de Deus chegando na terra, sabiamente COMEU E BEBEU COM OS PECADORES.
    “E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: PORQUE COME O VOSSO MESTRE COM PUBLICANOS E PECADORES?
    Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médicos os sãos, mas sim os doentes.” Mt. 9:11-12.

5).O filho pródigo vivendo dissolutamente, desperdiçou a sua herança com os amigos e as meretrizes. Lc. 15:30
    O Filho de Deus, vivendo sabiamente, aplicou a sua herança para GANHAR AMIGOS (Jo. 15:15); E SALVAR OS PECADORES.
    “Porque o Filho do homem VEIO BUSCAR E SALVAR o que se havia perdido.” Lc. 19:10

6).Depois que o filho pródigo desperdiçou a sua herança, houve uma grande fome naquela terra. Lc. 15:14
    Depois que, o Filho de Deus ganhou muitas almas com pregação do Evangelho; HOUVE UMA GRANDE ALEGRIA NAQUELA TERRA.
    “E todos ficaram maravilhados, e glorificaram a Deus; e ficaram cheios de temor, dizendo: Hoje vimos prodígios.” Lc. 5:26.

7).Passando necessidades, O filho pródigo alistou-se para apascentar os porcos. Lc. 15:15.
    Passando pela seara, o Filho de Deus, mandou seus discípulos rogar ao Pai, PARA ALISTAR CEIFEIROS PARA A SUA SEARA.
    “Então disse aos seus discípulos: A SEARA É GRANDE, mas poucos os ceifeiros.
    Rogai pois ao Senhor da seara que MANDE CEIFEIROS PARA A SUA SEARA.” Mt. 9:37-38.

Cool.O filho pródigo com fome, tinha vontade de comer as bolotas dos porcos. Lc. 15:16.
    O Filho Deus, vendo a necessidade dos pecadores, TINHA FOME DE REALIZAR A OBRA DO PAI.
    “Porém ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.
    ...A MINHA COMIDA É FAZER A VONTADE DAQUELE QUE ME ENVIOU, E REALIZAR A SUA OBRA.” Jo. 4:32 e 33.

9). O filho pródigo tornando em si, lembrou-se do pão do pai. Lc. 15:17.
    O Filho de Deus, afirmou aos judeus, que ELE ERA O VERDADEIRO PÃO DO PAI.
    “Porque o pão de Deus é aquele QUE DESCE DO CÉU e dá vida ao mundo.” Jo. 6:33.

10). O filho pródigo, arrependido decidiu então, voltar à casa do pai. Lc. 15:18.
    O Filho de Deus SABIA SUA HORA de voltar à casa do Pai (Jo. 17:1).
    “Saí do Pai, e vim ao mundo: Outra vez deixo o mundo E VOU PARA O PAI.” Jo. 16:28.

11). O filho pródigo abandonou os porcos, e foi para a casa de seu pai. Lc. 15:20
    O Filho de Deus não abandonou A SUA CRUZ; antes, CONSUMOU A SUA OBRA para voltar à casa do Pai.
    “E SENDO ELE CONSUMADO, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem”. Hb. 5:9.

12). O filho pródigo, na sua condição de derrotado, foi recebido pelo pai em casa. Lc.15:20-21.
    O Filho de Deus, na condição de VITORIOSO, foi recebido pelo pai no céu; como O REI DA GLÓRIA.
    “Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, E ENTRARÁ O REI DA GLÓRIA.
    Quem é este REI DA GLÓRIA? O Senhor dos Exércitos; ELE É O REI DA GLÓRIA.” Sl. 24:7-10.

13). O filho pródigo foi perdoado pelo pai, recebendo o melhor vestido, um anel na mão, alparcas nos pés, e uma festa com o bezerro cevado. Lc. 15:22-23.
    O Filho de Deus foi celebrado pelo Pai, COM GRANDE REGOZIJO, recebendo D’Ele:

“UMA COROA DE OURO FINO”.
    “O Rei (Deus) se alegra em tua força, Senhor (Jesus); e na tua salvação GRANDEMENTE SE REGOZIJA.
    Cumpriste-lhe o desejo do teu coração, e não desatendeste as súplicas dos seus lábios.(Selá)
    Pois o provês das bênçãos de bondade; PÕES NA SUA CABEÇA UMA COROA DE OURO FINO.” Sl. 21:1-3 – Hb. 2:7.

“O CETRO DO PODER NO CÉU E NA TERRA”
    “É-me dado TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA.” Mt. 28:18.

“UM TRONO ETERNO, À DIREITA DO PAI”
    “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, O TEU TRONO subsiste pelos séculos dos séculos, CETRO DE EQUIDADE é O CETRO DO TEU REINO. “ Hb. 1:8.

“Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés”. Sl. 110:1 - Hb. 1:13.

“O DIREITO DE TOMAR O LIVRO E ABRIR SEUS SETE SELOS”
    “E cantavam um novo cântico, dizendo: DIGNO ÉS DE TOMAR O LIVRO, E DE ABRIR OS SEUS SELOS; porque foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação.” Ap. 5:9.

“UM NOME, QUE É SOBRE TODO O NOME”
    “Pelo que também Deus O EXALTOU SOBERANAMENTE, e lhe deu UM NOME que é sobre todo o nome;
    Para que AO NOME DE JESUS se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, na terra, e debaixo da terra,
    E toda a língua confesse que JESUS CRISTO É O SENHOR, para A GLÓRIA DO PAI”. Fl. 2:9-11.

E UMA MONUMENTAL FESTA NO CÉU
    “E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e todas as coisas que neles há, dizer: AO QUE ESTÁ ASSENTADO SOBRE O TRONO, E AO CORDEIRO, SEJAM DADAS AÇÕES DE GRAÇAS, E HONRA, E GLÓRIA, E PODER PARA TODO O SEMPRE.” Ap: 5:13.

A trajetórias do filho pródigo e a do Filho de Deus continuam a se cumprir em nossa geração: Sobre OS FILHOS PRÓDIGOS que ainda estão no mundo, e não voltam à casa do Pai: VERGONHA E DERROTA, no dia do Juízo.

Sobre OS FILHOS DE DEUS, que permanecerem na casa e na vontade do Pai, vencendo o mundo, e guardando as suas obras até ao fim: HONRA E GLÓRIA, no dia do Juízo.
    “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” Ap. 3:21

Ao que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
    QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS.” Ap. 3:5-6.

Graça e Paz

Jaime e Júlio

Data/hora atual: Qui Maio 17, 2012 12:29 am