Fórum Evangélico Vida Cristã

Fórum evangélico cristão que visa debater e preservar a vida cristã tradicional em familia.

Jesus não é Deus !!!

Compartilhe

espírita
    Soldado
    Soldado

Jesus não é Deus !!!

Mensagem por espírita em Seg Nov 08, 2010 9:56 pm

Jesus não é Deus
    Entre vários atributos que caracterizam a divindade, encontramos a imutabilidade, o
    que significa que Deus não muda nunca. Entendimento fácil de assimilar, uma vez que se Deus
    mudar de atitude ou algo que tenha feito, Ele não teria agido com perfeição, o que seria
    contrário a essa sua natureza. O fato de Deus ter poder para mudar não implica que irá agir
    dessa forma, pois acima disso está a sua perfeição e só muda quem não fez o que queria ou
    aquilo que fez não tenha ficado a contento.
    Atribuem a Jesus o status de ser o próprio Deus encarnado aqui na Terra, apesar Dele,
    segundo Davi, não caber no templo (1Rs 8,27), coube dentro de um corpo humano, mas
    deixemos à vontade os que acreditam nisso.
    Segundo uma passagem do Evangelho Jesus teria dito “não vim destruir a Lei, mas
    cumpri-la” (Mt 5,17), entretanto será que agiu mesmo dessa forma? Vejamos que em Lv 20,10
    se ordena que sejam punidos com a morte os que cometessem adultério, porém ao lhe
    apresentarem uma mulher surpreendida em adultério, questionando-O se deveriam apedrejála
    como manda essa Lei, ele respondeu: “aquele que estiver sem pecado atire a primeira
    pedra” (Jo 8,7), numa evidente sugestão que não se deveria cumprir a Lei. Mas se antes havia
    dito que teria vindo para cumprir a Lei, como é que ficamos diante dessa contradição?
    Pior ainda quando aceitamos que Jesus seja mesmo o próprio Deus, pois aí Ele está
    mudando de atitude, apesar de que teria sido dito que “... eu, o Senhor, não mudo” (Ml 3,6).
    Sem falar que Jesus, em várias oportunidades, disse ter vindo para cumprir a vontade daquele
    que o enviou, deixando bem claro sua completa submissão à vontade de Deus. Sempre se
    colocando como um enviado, demonstrando uma subordinação a alguém que Lhe era superior.
    Mas para explicar essa questão temos que nos debruçar nos registros históricos para
    percebermos que a divinização de Jesus foi uma necessidade teológica, uma vez que, copiando
    dos povos pagãos, decidiram que Deus também teria que ser representado por uma trindade.
    Absurdo teológico que, por mais que queiram, não conseguem dar a isso uma única explicação
    lógica e razoável, partindo para o “mistério”, como a famosa “saída pela tangente”.
    Não estamos aqui para “destronar” a Jesus, mas para restabelecer o lugar em que Ele
    sempre se colocou, pois assim é mais fácil ou melhor é possível seguirmos seu exemplo, caso
    contrário, ficaremos numa situação insustentável de não termos as mínimas condições de fazer
    o que Ele mesmo afirma podermos fazer: “tudo o que eu fiz vós podeis fazer e até maiores”
    (Jo 14,12).
    “Meu Pai e vosso Pai”, “meu Deus e vosso Deus” são expressões que usou o tempo
    todo, o que significa que nos têm no mesmo plano que Ele, ou seja, somos irmãos. A Ele
    devemos recorrer, como o nosso irmão maior, quando as dificuldades da vida nos pesam nos
    ombros. “Vinde a mim, vós que estais cansados e sobrecarregados, pois eu vos aliviarei” (Mt
    11,28) é sua promessa a todos nós, espíritos em evolução, independente de qual rótulo
    religioso possamos estar abrigados.
    Aos que acreditam nas inúmeras profecias a respeito de Jesus, contidas no Antigo
    Testamento, fica mais difícil argumentar, pois elas dão conta que Deus enviaria um
    mensageiro, não que viria pessoalmente à Terra.
    Obviamente esses nossos argumentos podem não convencer a todos, mas os que,
    porventura, não vierem a aceitá-los, que, então, nos demonstrem com boa lógica que isso não
    é absurdo: Deus desce do céu, se encarna como Jesus, que morre na cruz como vítima
    oferecida a Ele mesmo para expiação de nossos pecados (sic).
    Paulo da Silva Neto Sobrinho
    Mai/2005. (revisado jan/2007).

Sincero
    Soldado
    Soldado

Reflexão: JESUS É DEUS!!!

Mensagem por Sincero em Ter Nov 30, 2010 1:05 pm

Caros foristas, a PAZ Cristã,

apresento-vos a minha "Reflexão: JESUS É DEUS!!!". feita aqui, a proposito do post anterior. Espero que seja uma benção, em Nome de CRISTO.

JESUS É DEUS!!!

É isso que nos diz a Bíblia.

Fez o Homem semelhante a si.

E o anjo cujo Nome era YHWH (ou seja, o proprio DEUS), mais nenhum tinha essa palavra em sua testa, deixou o seu Verbo, sua manifestação corporea aproximada a uma angélica seráfica/principesca/querubinica figura de luz, para utilizar um corpo de carne humana.
    DEUS é espírito, e "necessita" de varios habitáculos para ver Seu ESPÍRITO se expressando, produzindo, efectuando. Seu corpo angelical era exclusivo de DEUS, mas o Homem seria outro habitáculo para a Sua Vontade, i.e, Seu ESPÍRITO (Ruah), em que ELE sentia prazer em compartilhar Sua Vontade com o espírito autonomizado do Homem, que por Sua vez se regeria dentro dos Principios de DEUS, i.e, sua Lei, ouviria a voz da sua consciência ligada a DEUS, e , poderia mesmo ouvir a Vontade Especifica de DEUS, de quando em quando.

Este ESPÍRITO é antes de Tudo e se verbalizada, tomava expressao formal, se exteriorizava, naquilo que ELE mesmo define como o Seu Verbo, a Sua Palavra. Pela qual, a Seu tempo fez a Criação, tomando, por Sua vez uma forma corpórea identica à de anjos, os quais são espíritos autonomos que habitam em um só corpo .
    Dentro da Sua Lei, mesmo que o Homem, não obtivesse por algum tempo um mandamento específico de DEUS , o Homem poderia fazer o que bem quisesse. Adão e Eva, só não poderiam tomar do Fruto do Conhecimento do Bem e do Mal. E , certamente ouviam alguns mandamentos ou pedidos concretos, específicos de DEUS, quando ELE vinha passear no Eden, ao fim de cada tarde. Ai, o Homem tinha como Lei apenas a Proibição de tal Fruto, e de resto, guiava-se pela sua consciência clara e imaculada, semelhante à de CRISTO, ouvindo as orientações do ESPÍRITO de luz comunicando àgua viva ao seu, continuamente.
    Quem lhe vinha visitar ao fim da tarde não era DEUS no sentido mais puro da Palavra Espírito, pois o homem, constantemente estava ligado ao ESPÍRITO que não tem medida e ultrapassa a esfera da Existência, quer física, quer temporal, quer outra qualquer que possa existir, e está, por conseguinte , em todo o lugar.

Talvez os demonios sejam espíritos angelicos sem corpo, por isso tentam habitar em corpos de carne, no lugar em que deveria existir o de DEUS, i.e, ocupando o lugar central do comando da vontade , do espírito proprio do homem. Este comando pode mesmo impedir quase totalmente a liberdade do espírito do Homem, tomando posse do seu corpo; fazendo prisioneiro-o, refém, escravizando o espírito desse Homem, impedindo-o de praticar uma vontade propria; sujeito ao Pecado, que é a vontade genérica, a Lei , do diabo.
    Convém, por outro lado referir, que tais corpos angelicos, que os anjos de DEUS têm, não estão limitados à materia ou à mais pura forma desta - a energia- como os nossos corpos carnais. Não podem estar em todo o lugar ou em dois sequer ao mesmo tempo, pois seus espíritos vivem dentro de seus corpos, mas esses corpos poderão atingir a velocidade de "voar" à velocidade igual ou mesmo superior à luz material (aqui apenas supõe-se).

Quando o Rei celestial, deixa sua forma de expressar-se mais eminente, mais própria, até então, para unir-se à carne, Sua Vontade (Ruah)é a mesma; somente muito mais limitada em termos de Poder Grandiosidade auto-suficiente. Fez-se pequeno, mais que os anjos, assumindo a forma de Homem.

O único Poder que nunca deixou foi a Sua Vontade, o Seu ESPÍRITO, o qual sendo TODO-PODEROSO, também limitou a Omnisciência em Seu corpo, como que dividindo o Seu proprio eu em dois, um na terra e outro no Ceu, para continuar a governar.
    Esta divisão já existia, pelo que o Génesis nos dá a ver, quando ELE diz: "façamos o Homem"- o verbo no plural. Mas, não é por acaso que tal divisão só se torna mais evidente com a vinda de CRISTO à terra, pelo que a decifração da Doutrina implicita da Trindade foi efectuada, como nunca antes pelos irmãos judeus até aos tempos do Novo Testamento.

Nesta divisão do "eu" divino em dois, o mais limitado em Poder, chama Pai ao que rege nos céus, mas eles são um só ESPÍRITO.

O eu é um só, mas é também 2 e até 3, porque o ESPÍRITO actua também sem corpo, em todo o lugar ao mesmo tempo.

Então JESUS É DEUS! em um copro de Homem, pelo que é o DEUS-Homem; e homem não só pela carne, mas mesmo pelo ESPÍRITO em si que se limita à pequenez do Homem; contudo abençoado, profeta, e porque imaculado, com a mesma Autoridade que DEUS tem, e porque assim DEUS o exalta- pelo que dizem as ESCRITURAS:"disse o Senhor ao meus senhor" e ainda:"é-me dado todo o poder".
    O que é a Autoridade?- É o Poder Moral. Só que neste caso será também a coactivo e potestativo, político; quando ELE reinar no Seu milénio. Por eqnuanto é apenas um poder Moral na terra, ético, de influencia, ainda que, quem se queira a ELE submeter em serviço possa receber as dadivas de Seu amor, as quais incluem alguns milagres, disciplina, e operações seculares mais ou menos esporadicas, também consoante a nossa fé, ou simplesmente consoante a Sua vontade soberana que actua quando quer e de acordo com a Sua propria sabedoria inatingível.

A DEUS a glória, o louvor e a honra para sempre. Amen.

+++

rian
    Soldado
    Soldado

Re: Jesus não é Deus !!!

Mensagem por rian em Ter Dez 14, 2010 2:00 pm

Amigo, eu poderia falar a você da maneira mais formal possível, mas eu creio que o Senhor pode usar esse tópico pra ser benção a muitos outros, alguns até que não tem uma formação acadêmica elevada mas que são nossos irmãos e são dignos de ouvir sobre nosso Deus com toda clareza possível, sem falar que eu mesmo não tenho tamanha formação, mas tenho vontade no meu coração de falar e espero ser levado a sério, se não realmente foi perca de tempo falar pra pessoas que pregam o amor de Deus mas discriminam os menos privilegiados academicamente falando.

Eu acho que os seus argumentos são tão fracos que é quase desnecessário entrar em uma discussão como essa, mas entrarei por direção do DIVINO ESPÍRITO DE DEUS. Primeiramente pretendo combater o seu argumento inicial: "Entre vários atributos que caracterizam a divindade, encontramos a imutabilidade, o
    que significa que Deus não muda nunca. Entendimento fácil de assimilar, uma vez que se Deus
    mudar de atitude ou algo que tenha feito, Ele não teria agido com perfeição, o que seria
    contrário a essa sua natureza. O fato de Deus ter poder para mudar não implica que irá agir
    dessa forma, pois acima disso está a sua perfeição e só muda quem não fez o que queria ou
    aquilo que fez não tenha ficado a contento."

É simples, em 1 Coríntios 3:19-20 é dito : "Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles.E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são pensamentos vãos." . Então, meu irmão, não tente entender ou prever o que se passa na mente de DEUS. Ele não se comporta como homem e pode fazer o que quiser, não tem classificação para o Senhor e nem padrão de comportamento, e mesmo que ele queria aparentemente mudar ( o que não exatamente ele fez) ele pode fazer sem abandonar sua perfeição.

"Atribuem a Jesus o status de ser o próprio Deus encarnado aqui na Terra, apesar Dele,
    segundo Davi, não caber no templo (1Rs 8,27), coube dentro de um corpo humano, mas
    deixemos à vontade os que acreditam nisso." novamente, ele faz o que quer e pode fazer qualquer coisa.

"Segundo uma passagem do Evangelho Jesus teria dito “não vim destruir a Lei, mas
    cumpri-la” (Mt 5,17), entretanto será que agiu mesmo dessa forma? Vejamos que em Lv 20,10
    se ordena que sejam punidos com a morte os que cometessem adultério, porém ao lhe
    apresentarem uma mulher surpreendida em adultério, questionando-O se deveriam apedrejála
    como manda essa Lei, ele respondeu: “aquele que estiver sem pecado atire a primeira
    pedra” (Jo 8,7), numa evidente sugestão que não se deveria cumprir a Lei. Mas se antes havia
    dito que teria vindo para cumprir a Lei, como é que ficamos diante dessa contradição?
    Pior ainda quando aceitamos que Jesus seja mesmo o próprio Deus, pois aí Ele está
    mudando de atitude, apesar de que teria sido dito que “... eu, o Senhor, não mudo” (Ml 3,6).
    Sem falar que Jesus, em várias oportunidades, disse ter vindo para cumprir a vontade daquele
    que o enviou, deixando bem claro sua completa submissão à vontade de Deus. Sempre se
    colocando como um enviado, demonstrando uma subordinação a alguém que Lhe era superior.
    Mas para explicar essa questão temos que nos debruçar nos registros históricos para
    percebermos que a divinização de Jesus foi uma necessidade teológica, uma vez que, copiando
    dos povos pagãos, decidiram que Deus também teria que ser representado por uma trindade.
    Absurdo teológico que, por mais que queiram, não conseguem dar a isso uma única explicação
    lógica e razoável, partindo para o “mistério”, como a famosa “saída pela tangente”.
    Não estamos aqui para “destronar” a Jesus, mas para restabelecer o lugar em que Ele
    sempre se colocou, pois assim é mais fácil ou melhor é possível seguirmos seu exemplo, caso
    contrário, ficaremos numa situação insustentável de não termos as mínimas condições de fazer
    o que Ele mesmo afirma podermos fazer: “tudo o que eu fiz vós podeis fazer e até maiores”"

irmão, não seja cego. Jesus veio sim cumprir a LEI, mas do modo certo! Como podem apedrejar uma adúltera tendo eles também pecados? A Lei de Moisés manda amarmos uns aos outros como a nós mesmos, mas se apedrejando alguém
    que cometeu este pecado deviamos também nos auto apedrejar por sermos também pecadores, Jesus veio prega a Verdade e a Vida e não a hipocrisia que havia na Lei.

Sincero
    Soldado
    Soldado

Mensagem por Sincero em Sex Dez 17, 2010 3:45 pm

Very Happy
    a Paz do Senhor JESUS

Bom, tu estas cheio de simpatia cristã. Não te vou retrocar, pois eu sou muito menos douto que tu, pois confesso que sou fraquinho e tu és forte, mas pelo Espírito Santo de JESUS sou feito vencedor. Amén?

Penso que o texto serve o meu propósito, que é para a glória de meu Senhor JESUS

"
    A minha religião é a de Abraham Lincoln - praticar o bem; como ensina Paulo, nosso servo e apostolo; imitando a CRISTO, que não tinha facção dogmatica ou doutrina partidária. Isto sim, que tanto se pratica é herético e leva a heresias, pois cumprem as regras de homens, em vez de darem ouvidos ao Espírito; pelo que digo, quem tem ouvidos ouça o que ELE diz às igrejas. Quem é sujo, suje-se ainda, quem é puro, purifique-se ainda; pois eis que cedo vem, para dar a cada um segundo as suas obras.

+++

Amén?

Veja que qto à tese, é simplesmente uma tese. Não se pode fazer doutrina, muito menos dogma (estes quais são uma afronta, geralmente, ao cristianismo sincero), sem que haja uma razoável consistência bíblico-logica (a qual faz parte da teologia). Portanto a tese é apenas isso, tese teologica, com alguma, mas diletante, consistência bíblica; pois não ouso afirmá-la com total segurança.

Há coisas que só saberemos depois da nossa partida ou, da Sua chegada.

Mas se Jesus é o ESPÍRITO encarnado (YW[S]HW, i.e, YESHUA), sendo Deus, e eu creio isso, não podia ser gerado, pois já existia. O que foi, isso sim, gerado, foi o corpo.

"Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;
    Hebreus 10:5
    "

O espírito de filho de Homem seria aquele que se sentiu abandonado, que foi separado, do restante ESPÍRITO YHWH, sendo apenas um espírito normal, como o de homem, os quais são, em todo o caso, partículas do ESPÍRITO, pois dELE viemos e para ELE tentaremos regressar após a nossa partida do corpo em que agora estamos, conf tb está escrito-foi feito alma vivente, Deus soprou as narinas de Adão- e ali, o corpo era de homem, mas o nosso seria o de um feto. P'lo que o ESPÍRITO de Deus é que dá a vida e a partícula que nos fica no copro é o nosso espírito humano.

Assim que Jesus, no seu espírito de homem, só teria sido separado do ESPÍRITO, na cruz- pelo que ELE clama: "Deus, porque me deixaste".

Fonte: http://www.bibliaonline.com.br/acf/s/*/ ... preparaste

"Fonte:

http://porissocri.forumportal.us/forum/post109306.html#p109306

Que JESUS repreenda os espíritos de luz falsos e os seus servos disfarçados de ministros de Justiça.

Tic am belá sá. RRRicá!!!.

uxxxxh...

azzi
    Soldado
    Soldado

Mensagem por azzi em Qua Jan 19, 2011 12:42 pm

Shalom! Very Happy

Se Jesus não é Deus, mas é apenas uma criatura, então:

Jesus seria tão pequeno e jamais poderia revelar perfeitamente o Deus criador a nós, tal como escreveu o apostolo João (Jo 1:18).

Jesus seria tão pequeno e jamais poderia se igualar ao Pai quando disse “Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (Jo 14:9). Tanto é que os judeus queriam apedreja-lo por blasfemea.

Jesus seria tão pequeno e jamais poderia ser a imagem do Deus invisível (Cl 2:15), pois a criatura é limitada e pequena e Deus não tem limites e é imensurável, insondável pela criatura.

Jesus seria tão pequeno e jamais poderia ser a expressão exata de Deus, o resplendor de Deus, tal como 7=7 (Hb 1:3).

Jesus seria tão pequeno e jamais poderia habitar nEle a plenitude da divindade (Cl 2:9), pois, o Deus criador é infinitamente maior e a criatura é infinitamente menor.

Jesus seria tão pequeno e jamais poderia ser o principio (origem) de toda criação (Ap 3:14). Ora, como pode Jesus ser o principio da criação se Ele é uma criatura que também faz parte da criação. Então como pode uma criatura ser antes de TODA criação?

Jesus seria tão pequeno e jamais poderia receber gloria, porque Deus, o criador, não divide a sua gloria com nenhuma criatura (compareIs 48:11 com Jo17:5).

Jesus seria tão pequeno e jamais poderia ser chamado de Deus pelos apóstolos João, Tomé, Paulo e o profeta Isaias.

Jesus seria tão pequeno e jamais poderia ser chamado de Filho UNIGENITO de Deus (Jo 3:16), OU SEJA, Filho GENETICAMENTE único de Deus e filho PRIMOGENITO entre muitos irmão ADOTIVOS, ou seja, os adotivos não tem a genética de Deus (DNA), só UM, Jesus. Ora, filho GENETICO de Deus é Deus, assim como filho GENETICO de homem é homem, filho GENETICO de animal é animal...

Conclusão:
    Se Jesus não é Deus o Novo Testamento é pura heresia e todos os apóstolos são hereges, tal como acreditam a maioria dos judeus até hoje. Shocked Shocked Shocked

Medite nisto:
    Jesus disse que o Pai era maior que Ele quando Ele estava na condição humana esvaziado de todo seu poder e gloria (Fp 2:6-7), tanto é que Ele pede ao Pai de volta a sua gloria de volta quando disse: “Pai, glorifica-me com a gloria que eu tinha antes...(Jo 17:5)”

shalom! Wink

Leomar
    Cabo
    Cabo

Mensagem por Leomar em Qua Fev 02, 2011 3:07 am

Este tipo de argumento faz-me lembrar uma citação numa revista, que dizia mais ou menos assim:

TEORIA DA RELATIVIDADE APLICADA:

Num país como a China, que tem 1 bilhão de habitantes, foi celebrado um grande evento onde apareceram MEROS 1 milhão de pessoas.

Se Jesus não é Deus então ele é MERAMENTE a pessoa mais pura, sábia e elevada (e todos os outros adjetivos que possamos usar) que já existiu. Isto é pouca coisa demais.

Faz-me rir.

Você esqueceu que também quiseram apedrejar Jesus quando ele disse: SOIS DEUSES?

Quanto ao Antigo Testamento, eu não chamaria de heresia, mas interpretá-lo ao pé-da-letra, principalmente os primeiros capítulos da Gênese que são CLARAMENTE uma fábula, é algo no mínimo ingênuo demais.

Mas é sempre bom lembrar que, usando a Bíblia como desculpa, tem gente que até hoje acredita que a Terra é plana.

Sincero
    Soldado
    Soldado

Mensagem por Sincero em Qua Fev 02, 2011 1:55 pm

a BÍBLIA Já revelava a terra como redonda, no tempo em que os "cientistas" da época e por muitos séculos ainda depois não tinham como achá-la redonda. Isso está em Salmos e em Jó.
    A Bíblia fala que DEUS criou a terra em 6 dias, começando sua contagem, mesmo antes do sol (isto é, as estrelas) existir. O que significaria Moises com a sua expressão, taõ pobre ou tão rica, ao narrar cada acto da criação como um dia?
    Enfim, inteligência significa "ler entre linhas", o que quer dizer que se entende o que não está escrito, mas fala.

Somos a coroa da sua criação (a segunda criação- pois ELE foi morto antes da fundação do mundo, como dizem as Escrituras do NT, e obvio é, que os anjos já existiam antes desta criação, bem como o céu, lugar da Sua habitação ou do Seu Trono- como está escrito: o céu é o Seu Trono). Sois deuses, porque no meio da criação, apesar de sermos como os animais que perecem (ver Eclesiastes e Daniel), fomos feitos à Sua imagem e semelhança, e, em Adão recebemos a autoridade espiritual para dominar sobre as criaturas da terra, como os mordomos na "ausencia" do Rei.
    Sois deuses, porque só o homem tem o folego de Deus, a partícula divina da vida espiritual, que nos fora outorgada desde Adão.

Outrossim, cientificamente, as Teorias da Evolução não são aceitas por todas as grandes mentes do nosso século nem do anterior.
    Se por um lado se encontarm motivos especulativos para engendrar as Teorias referidas, outros há, direi , mais cabais, que destroem tais possibilidades, e que corroboram outras Teorias que são contrarias às tais.

Oportunamente, disponibilizarei, aqui, o link para uma palestra dada parceladamente em vários dias, acerca desse assunto, da autoria de um actual cristão, ex-evolucionista, cientista e pesquisador em áreas que tocam necessariamente nas possibilidades teoricas do mundo académico e cientifico.

+++

Jan Mozol
    Admin
    Admin

Mensagem por Jan Mozol em Qua Fev 02, 2011 7:32 pm

Boa sincero!
    Na hora de querer suporte para suas crenças ,alguns espíritas correm para a Biblia,mas no fim consideram apenas fábulas,Fábulas são os canais de Marte e as cidades de Saturno... Very Happy

Leomar
    Cabo
    Cabo

Mensagem por Leomar em Qui Fev 03, 2011 12:06 am

Sincero escreveu:a BÍBLIA Já revelava a terra como redonda, no tempo em que os "cientistas" da época e por muitos séculos ainda depois não tinham como achá-la redonda. Isso está em Salmos e em Jó.
    A Bíblia fala que DEUS criou a terra em 6 dias, começando sua contagem, mesmo antes do sol (isto é, as estrelas) existir. O que significaria Moises com a sua expressão, taõ pobre ou tão rica, ao narrar cada acto da criação como um dia?

Mas não há concordância dos teólogos quanto a isto, portanto cada um pode usar a Bíblia para defender o que quiser.

Enfim, inteligência significa "ler entre linhas", o que quer dizer que se entende o que não está escrito, mas fala.

Exatamente.

Sois deuses, porque no meio da criação, apesar de sermos como os animais que perecem (ver Eclesiastes e Daniel), fomos feitos à Sua imagem e semelhança, e, em Adão recebemos a autoridade espiritual para dominar sobre as criaturas da terra, como os mordomos na "ausencia" do Rei.
    Sois deuses, porque só o homem tem o folego de Deus, a partícula divina da vida espiritual, que nos fora outorgada desde Adão.

Uma boa interpretação, mas com certeza não a mesma que tiveram os fariseus daquele tempo, que volta para a questão de que não basta ler, mas saber ler, da qual já concordamos.

Portanto, voltando na questão do tópico, não adianta pegar alguns versículos isolados e dizer que "Se Jesus não é Deus este versículo está furado", pois em TODO o Evangelho Jesus trata Deus como superior.

Jesus faz questão de ser chamado de homem e "filho do homem", e Deus nunca foi homem ou filho do homem (Números 23:19). Portanto para cada versículo que supostamente defende a Trindade (dogma criado pelo concílio de Tentro vários séculos depois do nascimento de Cristo), podemos achar dois ou três que a refutam.

Outrossim, cientificamente, as Teorias da Evolução não são aceitas por todas as grandes mentes do nosso século nem do anterior.

Segundo pesquisas, mais de 70% da população não acredita nem na teoria evolucionista pura nem na teoria criacionista pura, mas acreditam que as duas não são mutuamente excludentes. Eu pessoalmente me enquadro nos 70%, sempre acreditei em Deus e sempre acreditei na evolução. A evolução em nada diminue Deus, ela só prova que ele fez tudo com muita paciência.

outros há, direi , mais cabais, que destroem tais possibilidades, e que corroboram outras Teorias que são contrarias às tais.

Uma vez estava lendo uma reportagem da revista "Super Interessante" da qual achava que deveria ter uma linha de reportagem mais séria, e que dizia que "novas provas podiam derrubar a teoria evolucionista de Darwin".

A matéria começava explicando a teoria evolucionista, um pouco de paleontologia e tals, mas nada de falar sobre as tais novas descobertas. Já bem no final ela fala de um caso de uma espécie de salmão que foi colocada num rio (não lembro se de Londres ou Lisboa) e que virou duas espécies em apenas 50 anos, e que isto seria contra a teoria de Darwin porque ele diz que a evolução é lenta e neste caso ela mostrou que podia ser muito mais rápida.

Achei ridícula a conclusão. Mostrar que a evolução pode ser relativamente rápida não abala a teoria evolucinista, apenas mostra que hoje podemos saber mais do que sabíamos naquele tempo, o que é óbvio.

Na hora de querer suporte para suas crenças ,alguns espíritas correm para a Biblia

Não precisamos negar que a Bíblia é um livro Divinamente Inspirado, simplesmente porque sabemos que ser divinamente inspirado e ser a palavra literal e infalível de Deus não são a mesma coisa.

Assim como não precisamos negar que o Alcorão também é um livro Divinamente Inspirado. No Alcorão há passagens científicas que foram posteriormente provadas que eram impossíveis de serem descobertas nos tempos de Maomé. Portanto alguém tem que ter contado sobre estes fatos a Maomé, e quem seria?

Mas sabe porque os evangélicos odeiam tanto que nós espíritas usemos a Bíblia? Porque eles acham que a Bíblia é propriedade privada deles, assim como a verdade.

Mas a Bíblia, assim como o Alcorão e outros livros sagrados, são propriedade da humanidade, e eu como ser humano e racional posso interpretar a Bíblia como eu achar melhor. Posso usá-la para dizer que "Deus odeia os gays", como muitos fazem, ou posso usá-la para dizer que "Deus ama a todos, inclusive os gays". Aliás tem até PASTORES EVANGÉLICOS aqui do Brasil que usaram a Bíblia para dizer que Deus ama mais os gays que os heterossexuais.

A Bíblia foi inspirada por Deus, e sem dúvida possui elevados ensinamentos morais PARA QUEM TEM OLHOS DE VER E OUVIDOS DE OUVIR. Mas a Bíblia foi escrita por homens falíveis e imperfeitos, homens cheios de preconceitos e que viveram em culturas mais preconceituosas que eles, as histórias relatadas não foram escritas no tempo que ocorreram, mas transmitidas por meio oral por vários anos antes de serem colocadas no papel, as traduções que foram feitas não são todas idênticas e portanto não podem ser todas fidedignas.

Portanto nós espíritas cremos sim na Bíblia, mas não e lemos de forma FANATIZADA e ALIENADA. Por sinal o próprio Cristo criticou com veemência o fanatismo religioso, ele mostra que é preciso tomar cuidado com a linguagem figurada (como Mateus 16:9-11), mostra que a Bíblia não é perfeita (como Mateus 19:Cool, mostra que a Bíblia contém leis humanas e transitórias (Sermão da Montanha X Pena de Talião - "Julgamento" da mulher adúltera).

Portanto, meu caro, pode falar a vontade que nós só pegamos o que nós interessa da Bíblia (aliás, até Paulo recomenda: "Analise todas as coisas e retenha O QUE É BOM), mas se nós "esquecemos" todos os versículos que confirmam a Trindade, vocês "esquecem" todos que a negam; se "esquecemos" todos que falam da salvação pela fé, vocês "esquecem" todos que falam da salvação pelas obras.

Prefiro não ser fanático por amor a Deus que ser fanático por amor à Bíblia.

mas no fim consideram apenas fábulas

Fábula é uma narrativa figurada, na qual as são animais que ganham caracteristicas humanas. Sempre contém um moral por sustentação, constatada no final da história. É um gênero muito versátil, pois permite diversas maneiras de se abordar determinado assunto. É muito interessante para crianças, pois permite que elas sejam ensinadas dentro de preceitos morais sem que percebam. (fonte: Wikipédia)

Me diga UM ÚNICO texto além de supostamente a Gênese, onde a serpente fala com os personagens, que tenha animais falantes e que não seja uma fábula.

Como eu disse, a Bíblia tem grandes ensinamentos morais, até a Gênese, se a encararmos como o que ela é: uma narrativa FIGURADA com ensinamento MORAL, ou seja, fábula.

Mas se encararmos a Gênese como uma história verídica, então teremos um Deus totalmente humanizado, cheio de todos nossos vícios: ira, vaidade, arrogância... um Deus que se arrepende, portanto que é imperfeito. Um Deus que erra absurdamente em seu próprio planejamento, portanto não é oniciente.

Temos base para justificar toda cultura machista (como Paulo fez em suas epístolas), podemos com ela justificar a aberração que é a teoria de que os filhos paguem pelos erros dos pais, e várias outras coisas.

Mas se prefere continuar lendo a Bíblia ao pé da letra e acreditar que ela mesma não se contradiz, vai fundo.

Sincero
    Soldado
    Soldado

Mensagem por Sincero em Sab Fev 05, 2011 9:37 pm

"Mas se prefere continuar lendo a Bíblia ao pé da letra e acreditar que ela mesma não se contradiz, vai fundo."

pEDRO AVISA que a bíblia não é de particular interpretação. Dá isso a entender que a Bíblia interpreta-se a si mesma. Pois doutrina só é, qundo apoiada por mais que um versículo....

não tenho tempo para explicar .

atende-se ao contexto e ao autor, para se encontrar o sentido de um texto qquer, para saber se é metafórico ou não. A aplicação de uma lei, deve procurar esse sentido, e utilizar a criatividade inteligente para aplicar a lei, mesmo fora do sentido mais restrito ou literal do texto. Daí as analogias legis e do Direito.

Outrossim é saber distrinçar aquilo que é da subjectividade do interprete daquilo que é objectivo e ligado ao texto e sua historia, seus elementos e natureza.

a biblia tb ensina que há pontos dificeis de entender, que muitos torcem para sua propria perdição

+++

Sincero
    Soldado
    Soldado

Mensagem por Sincero em Sab Jun 25, 2011 1:59 pm

Sincero escreveu:a BÍBLIA Já revelava a terra como redonda, no tempo em que os "cientistas" da época e por muitos séculos ainda depois não tinham como achá-la redonda. Isso está em Salmos e em Jó.
    A Bíblia fala que DEUS criou a terra em 6 dias, começando sua contagem, mesmo antes do sol (isto é, as estrelas) existir. O que significaria Moises com a sua expressão, tão pobre ou tão rica, ao narrar cada acto da criação como um dia? (...)
    Se por um lado se encontarm motivos especulativos para engendrar as Teorias referidas, outros há, direi , mais cabais, que destroem tais possibilidades, e que corroboram outras Teorias que são contrarias às tais.

Oportunamente, disponibilizarei, aqui, o link para uma palestra dada parceladamente em vários dias, acerca desse assunto, da autoria de um actual cristão, ex-evolucionista, cientista e pesquisador em áreas que tocam necessariamente nas possibilidades teoricas do mundo académico e cientifico.

+++

Proponho as palestras em vídeo que poderão ser baixadas na Net, do Prof. Adauto Lourenço - Cosmovisões, Como tudo Começou-.

Ver por aqui (Chamada de meia Noite): http://www.chamada.com.br/links

+++

Paz Wink

yohan
    Soldado
    Soldado

Mensagem por yohan em Seg Jul 11, 2011 3:55 pm

Sicero já explanou muito bem o assunto,
    Só queria acrescentar que tanto no AT como no NT, indicam Jesus Cristo como Deus (Espírito) encarnado, uma parte fascinante é o primeiro capítulo do evangelho de João.
    Se Jesus Cristo não fosse Deus, não haveria cristianismo, ele não teria prevalecido contra tudo e todos e nem teria vencido a morte para sempre.
    Ele mesmo diz no Apocalipse 1:17 e 18
    E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;

E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

Paz,

Sincero
    Soldado
    Soldado

Mensagem por Sincero em Seg Ago 22, 2011 2:50 pm

Obrigado Yohan.

Eu não entendo - "no AT como no NT, indicam Jesus Cristo como Deus (Espírito) encarnado"- na parte que toca ao AT.
    Pode explicar.

+++

yohan
    Soldado
    Soldado

Mensagem por yohan em Ter Ago 23, 2011 11:38 am

Olá irmãos,

Irmão Eleito,

Além das profecias a respeito de Jesus Cristo no AT, o mais fascinante para mim é saber que o próprio Jesus Cristo apareceu para Abraão, sendo um dos 3 que apareceram nos carvalhais de Manre.
    Por isso, quando Jesus discutia com os judeus (evangelho de João 8:56 a 58):

Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; viu-o, e alegrou-se.

Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.

Também, entendo que Jesus Cristo apareceu para muitos no AT, como o anjo do Senhor (YHWH), diferenciando de 'um anjo' simplesmente.

Sincero
    Soldado
    Soldado

Mensagem por Sincero em Ter Ago 23, 2011 1:43 pm

Fiquei esclarecido... muito obrigado irmão. DEUS o abençoe.

+++

Data/hora atual: Qui Maio 17, 2012 12:27 am